
Para os adeptos do futebol português, o nome de Freddy Adu ainda se traduz em pouco mais do que “reforço do Benfica”.
Mas para o futebol mundial, o nome de Adu significa muito mais: produto do sonho americano, menino querido da gigante Nike, prometido salvador do “soccer” nos Estados Unidos e um fenómeno futebolístico à espera de acontecer.
Aos 14 anos, este ganês naturalizado norte-americano já era o mais bem pago futebolista da MLS, e foi com essa idade que foi “abençoado” por Edson Arantes do Nascimento, rebaptizado para sempre como... Pelé.
Conheceram-se na gravação de um anúncio para uma multinacional de refrigerantes e a empatia foi imediata.
Sonho AmericanoFreddy Adu nasceu e cresceu em Tama, no Gana. Aprendeu a jogar futebol na rua. Quando tinha 8 anos, a mãe ganhou a chamada “lotaria para a carta verde”, a cobiçada licença de trabalho atribuída por sorteio a candidatos a emigrantes.
Em 2003 tornou-se cidadão norte-americano, também graças ao talento futebolístico, entretanto descoberto por um olheiro de uma escola local.Uma porta abriu-se para um programa pré-olímpico e Adu aproveitou-a: a sua equipa ganhou um torneio de Sub-14 contra equipas europeias como a Lazio e a Juventus.
Freddy foi o melhor jogador do torneio e o seu destino ficou traçado. Há anos que é seguido por alguns colossos do futebol europeu mas a MLS nunca abriu mão de um jogador que, esperavam, pudesse vir a ser o seu porta-estandarte.
Contudo, o entusiasmo à sua volta esmoreceu, tendo ressuscitado fulgurantemente durante o Mundial Sub-20.
E o Benfica, com “timing” perfeito, assegurou o concurso do “discípulo” de Pelé.
Freddy Adu the Magic Player...
1 comentário:
FREDDY ADU THE BEST PLAYER OF THE WORLD =D
Enviar um comentário